Hollande diz a Trump que protecionismo é "uma resposta sem saída"

Paris, 28 jan (EFE).- O presidente da França, François Hollande, disse por telefone neste sábado ao líder dos Estados Unidos, Donald Trump, que o protecionismo é "uma resposta sem saída", segundo comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu.

Hollande expôs a Trump suas opiniões diante das grandes mudanças na política externa de Washington e "o advertiu contra as consequências econômicas e políticas de um enfoque protecionista".

O presidente da França afirmou a Donald Trump que, "frente a um mundo instável e incerto, a retirada é uma resposta sem saída".

Após as declarações de Trump sobre a intenção de revisar o acordo de 2015 da comunidade internacional com Teerã sobre o programa nuclear iraniano, que permitiu suspender as sanções contra o país, o chefe de Estado francês ressaltou que o pacto tem que "ser rigidamente respeitado e plenamente aplicado".

No entanto, Hollande admitiu que é preciso mostrar "vigilância pela atitude do Irã em suas redondezas", uma alusão direta ao papel de Teerã em conflitos como os de Síria e Iêmen.

Sobre os pronunciamentos de Trump a favor de um deslocamento da União Europeia (UE), Hollande reiterou sua vontade de reforçar o bloco europeu em todos os aspectos, inclusive a defesa, "em interesse do vínculo de segurança transatlântico".

Hollande enfatizou "a figura indispensável da Otan" perante as dúvidas geradas pelas palavras do presidente americano sobre a intenção de não se solidarizar com a defesa dos europeus.

Na mesma conversa, Hollande disse ao magnata republicano que defender a democracia exige acolher refugiados, após o presidente americano ter assinado ordens executivas contra a chegada de imigrantes provenientes de países de maioria muçulmana.

"Hollande lembrou sua convicção de que o combate para a defesa de nossas democracias não é eficaz, a não ser que tenhamos como base o respeito dos princípios que as sustentam, em particular o amparo de refugiados", disse o Palácio do Eliseu em comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos