Trump: "Telefonema de Putin é passo rumo à relação que precisa de acerto"

Washington, 28 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu neste sábado um "telefonema de parabenização" de seu colega russo, Vladimir Putin, que representa um primeiro passo para melhorar uma relação bilateral que "precisa de acerto", informou a Casa Branca, em breve comunicado, ao ressaltar que Putin fez a ligação.

"A ligação foi um importante começo para melhorar a relação entre Estados Unidos e Rússia, que precisa de acerto", ressaltou a nota oficial sobre o primeiro contato oficial entre ambos os líderes desde que Trump assumiu o cargo no último dia 20 de janeiro.

"O presidente Trump e o presidente Putin esperam que, depois da ligação de hoje, as duas partes possam se movimentar rapidamente para combater o terrorismo e outros assuntos importantes de preocupação mútua", acrescentou a Casa Branca.

A nota foi divulgada depois que o Kremlin informou que "os presidentes defenderam a criação de uma autêntica coordenação entre russos e americanos com o objetivo de destruir o Estado Islâmico e outros grupos jihadistas na Síria".

Segundo o Kremlin, também foram abordados outros conflitos como o árabe-israelense, as crises nucleares iraniana e coreana, o conflito na Ucrânia e outros aspectos no âmbito da não proliferação nuclear e da estabilidade estratégica.

Putin se referiu "à importância de restabelecer os laços econômico-comerciais mutuamente beneficentes entre os círculos empresariais de ambos os países".

Nem a Casa Branca nem o Kremlin detalharam se na conversa se tratou do tema das sanções contra a Rússia por causa da anexação da Crimeia, da ingerência nos assuntos da Ucrânia e de sua suposta intromissão nas eleições americanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos