Turquia intercepta embarcação com 270 emigrantes irregulares rumo à UE

Istambul, 28 jan (EFE).- A guarda costeira da Turquia capturou neste sábado uma embarcação que transportava 270 emigrantes irregulares que tinham saído de Istambul, possivelmente para viajar a um país da União Europeia (UE).

Segundo relataram testemunhas à emissora "CNNTürk", à noite chegaram vários ônibus ao porto de Silivri, na periferia ocidental de Istambul, e centenas de pessoas desceram dos veículos e correram até a embarcação que estava no píer.

"Subiram (na embarcação) os que cabiam, mas os outros fugiram", informou um vigilante noturno à emissora.

A polícia, alertada pelas testemunhas, deteve uma família com três filhos que permanecia no píer e alertou às equipes da guarda costeira, que saíram em busca da embarcação.

Após encontrar a embarcação, a guarda costeira transferiu 270 emigrantes imigrantes ilegais a centros de amparo para iniciar um processo de repatriação, informou o jornal "Hürriyet".

As autoridades não especificaram os países de procedência dos passageiros, mas normalmente não utilizam o termo "emigrantes" para se referir aos refugiados sírios, o maior coletivo entre os que tentam migrar de forma clandestina da Turquia às ilhas gregas.

É pouco habitual embarcar em Istambul, já que isto significa fazer uma viagem marítima de 280 quilômetros antes de alcançar uma ilha grega, atravessando o Estreito dos Dardanelos, fácil de vigiar para a guarda costeira turca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos