Apenas 13% dos moradores voltaram a povoados de Fukushima

Tóquio, 29 jan (EFE).- Somente 13% dos moradores de cinco povoados de Fukushima que estiveram sujeitos a ordens de evacuação por causa do acidente nuclear de 2011 retornaram a seus lares depois que estas foram suspensas e os municípios declarados habitáveis de novo.

Os dados, que correspondem às localidades de Tamura, Minamisom, Kawauchi, Katsurao e Naraha, foram divulgados pelas autoridades locais à agência "Kyodo".

As ordens de evacuação, ativadas depois que o terremoto e tsunami de março de 2011 provocaram na usina nuclear de Fukushima Daiich um dos piores acidentes atômicos da história, paulatinamente foram retiradas - total ou parcialmente - nos cinco povoados entre abril de 2014 e julho de 2016.

Segundo os dados recolhidos em janeiro, somente cerca de 2.500 dos 19.460 recenseados nos cinco municípios antes do acidente residem atualmente nas localidades mencionadas.

Em Fukushima, oito localidades próximas à usina nuclear ainda estão submissas a estas ordens devido aos altos níveis de radiação. EFE

asb/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos