Boko Haram mata 10 pessoas em ataque no nordeste da Nigéria

Abuja, 29 jan (EFE).- Integrantes do grupo terrorista Boko Haram mataram dez pessoas em um ataque contra um grupo de veículos perto de Maiduguri, capital do estado de Borno, situado no nordeste da Nigéria, informou neste domingo a imprensa local.

O ataque ocorreu ontem quando o comboio, escoltado por militares, viajava de Maiduguri rumo a Damboa, uma das rotas mais perigosas já que o estado de Borno é um dos alvos frequentes da milícia radical islâmica.

Fontes militares afirmaram ao jornal nigeriano "The Cable" que entre os mortos há oito civis e dois militares que escoltavam o comboio.

O Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e obrigou a mais de três milhões a fugir de seus lares desde que começou sua atividade terrorista em 2009.

Os jihadistas sofreram várias derrotas desde que Nigéria, Chade, Camarões e Níger decidiram criar uma força multinacional para coordenar uma ofensiva ao redor do lago Chade, área fronteiriça dos quatro países.

No entanto, nos últimos meses os jihadistas voltaram a realizar vários ataques no nordeste da Nigéria, onde lutam para instaurar um estado radical islâmico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos