Cazaquistão homenageia Moratinos por trabalho nas relações bilaterais

Madri, 30 jan (EFE).- O Cazaquistão homenageou nesta segunda-feira o ex-ministro das Relações Exteriores da Espanha Miguel Ángel Moratinos na embaixada do país centro-asiático no país europeu por seu papel na construção das relações bilaterais.

"A homenagem a Moratinos é uma ocasião especial para lembrar de um dos principais artífices das relações bilaterais entre Cazaquistão e Espanha", disse o embaixador cazaque em Madri, Bakyt Dyussenbayev.

Moratinos recebeu das mãos de Dyussenbayev a medalha comemorativa do 25º aniversário da independência do Cazaquistão de acordo com um decreto assinado pelo presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev.

O embaixador cazaque lembrou durante seu discurso as principais atuações do então ministro que fortaleceram os laços bilaterais, como no Acordo de Associação Estratégica ou no apoio à presidência do Cazaquistão na OSCE.

"O mais importante, além da contribuição política, é que o ministro é amigo do Cazaquistão, algo essencial nas relações exteriores", disse Dyussenbayev.

Além disso, Moratinos ajudou o Cazaquistão como conselheiro para a obtenção do assento de membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Por sua vez, Moratinos agradeceu ao país centro-asiático pela homenagem e elogiou as relações e a parceria entre as duas nações.

"Obrigado por me convidar para lembrar uma relação de amizade e intensa atividade entre nossos países", disse.

O ex-diplomata espanhol afirmou ainda que o Cazaquistão é, hoje em dia, reconhecido como um país-chave no mundo devido a sua presença e capacidade de liderança, mostrada, segundo Moratinos, durante os 25 anos de sua independência.

Entre os presentes ao evento estavam os ex-embaixadores espanhóis no Cazaquistão Alberto Antón e Manuel Larrotcha e o empresário e o presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, entre outras personalidades da diplomacia e dos negócios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos