Ex-presidente Bush pai recebe alta do hospital após 16 dias internado

Em Austin

  • David J. Phillip/AP Photo

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush (1989-1993) recebeu alta nesta segunda-feira (30) após passar 16 dias internado em um hospital de Houston, no Texas, por causa de uma pneumonia.

O chefe de gabinete do republicano, Jean Becker, informou que o pai do também ex-presidente George W. Bush (2001-2009) está muito agradecido pelo apoio recebido durante as últimas semanas e pelo cuidado dos médicos do Hospital Metodista de Houston.

"(Bush) está muito agradecido por todas as preces e as carinhosas mensagens recebidas durante sua estadia no hospital, assim como pelo cuidado dos médicos e enfermeiras", disse Becker.

O 41º presidente dos EUA foi internado no dia 14 de janeiro devido a problemas ao respirar, mas sua situação piorou até passar por um procedimento quatro dias depois para "proteger e limpar suas vias respiratórias".

Nesse mesmo dia, a ex-primeira-dama, Barbara, também foi internada por precaução após apresentar um quadro de fadiga e tosse, e recebeu alta depois de poucos dias.

O ex-presidente, de 92 anos, ficou sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante uma semana e seus problemas respiratórios melhoraram graças à "grande resposta à medicação" que recebeu, segundo os médicos.

"Uma pneumonia em um paciente de 92 anos é sempre uma situação grave, mas o ex-presidente teve uma grande resposta à medicação que demos e por isso passou para o quarto", apontou na segunda-feira passada o médico Clint Doerr.

Desde então, seu estado de saúde melhorou dia após dia e Bush já começou a interagir de maneira normal com as visitas, os médicos e as enfermeiras, além de recuperar pouco a pouco sua rotina normal.

Embora tenha saltado de paraquedas em seu aniversário de 90 anos para mostrar sua vitalidade, o ex-presidente foi hospitalizado em diversas ocasiões durante os últimos anos por diferentes motivos.

Em julho de 2015, por exemplo, quebrou uma vértebra do pescoço em uma queda e em 2012 passou as férias de fim de ano no hospital por uma bronquite e uma infecção virótica que o mantiveram um mês e meio internado.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos