Ex-presidente Fujimori é internado em Lima por problemas na coluna

Lima, 30 jan (EFE).- O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, que está detido por diversos crimes, foi internado em uma clínica na capital Lima, após apresentar dores na coluna que dificultam sua locomoção, informou nesta segunda-feira seu médico, o ex-congressista Alejandro Aguinaga.

"Nas últimas duas semanas, (Fujimori) apresentou problemas para caminhar. Em algum momento não conseguiu se locomover, por isso tivemos que levar neurologistas e traumatologistas (a sua prisão). Recebeu injeções e melhorou, mas está tendo problemas de locomoção", declarou Aguinaga à emissora "RPP Noticias".

O médico assegurou que Fujimori, de 79 anos, "está cada vez mais doente, foi operado várias vezes por um câncer na língua e agora tem problemas na coluna lombar".

Fujimori é transferido habitualmente para uma clínica em Lima para receber tratamento para problemas gastrointestinais e de hipertensão, além de ter sido operado por uma lesão pré-cancerígena na língua conhecida como leucoplasia.

Aguinaga acrescentou ao "Canal N" da televisão peruana que o ex-mandatário está sendo examinado para determinar o tratamento que será seguido para seus problemas na coluna.

"Esperamos que, com o tratamento, ele possa se recuperar. Dentro dos problemas de coluna lombar, quando há um problema discal, aproximadamente 10% (são subetidos à intervenção cirúrgica)", comentou o médico.

Alberto Fujimori foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão como autor mediato (com domínio do fato) dos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, cometidos em 1991 e 1992, respectivamente, pelo grupo militar encoberto Colina, além do sequestro de um jornalista e de um empresário após o golpe de Estado que deu em 1992.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos