Fidel Castro dará nome à praça perto da rua Salvador Allende em Moscou

Moscou, 30 jan (EFE).- O falecido líder cubano Fidel Castro dará nome a uma praça em Moscou, que estará situada perto da rua Salvador Allende, segundo anunciou nesta segunda-feira a prefeitura da capital russa.

A praça ainda deve passar por alguns trâmites burocráticos que levarão entre um ou dois meses antes de ser batizada com o nome do revolucionário cubano, uma figura muito apreciada pelos russos, especialmente pelos mais velhos.

Segundo explicou um porta-voz municipal a veículos de comunicação oficiais, a praça está situada no noroeste da cidade, não longe da Avenida Leningradski e da estação de metrô Sokol.

A morte de Fidel Castro no último dia 25 de novembro causou um grande pesar entre os comunistas e os nostálgico do regime soviético, que não duvidaram em comparecer em massa à embaixada cubana para apresentar seus pêsames.

Fidel realizou quatro viagens à União Soviética, a primeiro delas pouco depois da crise dos mísseis e se estendeu durante 40 dias (1963), enquanto a última aconteceu em 1987, em plena perestroika, já que Fidel nunca visitou a Federação Russa.

As relações entre o Kremlin e a ilha esfriaram com a chegada ao poder de Mikhail Gorbachev em 1985 e o lançamento da perestroika, processo muito criticado por Castro, e entraram finalmente em crise com a desintegração da União Soviética em 1991.

O presidente russo, Vladimir Putin, que impulsionou nos últimos anos uma nova aliança estratégica entre ambos países, descreveu Fidel como um "símbolo de toda uma época" após sua morte em Havana aos 90 anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos