Irã realiza funeral em homenagem a bombeiros mortos em desabamento de prédio

Teerã, 30 jan (EFE).- Milhares de iranianos compareceram nesta segunda-feira ao funeral dos 16 bombeiros mortos no desabamento recente de um edifício comercial no centro da capital Teerã, que foi celebrado na mesquita do grande complexo de Mosala.

As vítimas ficaram presas no último dia 19 sob os escombros após o colapso do edifício enquanto os bombeiros tentavam controlar o incêndio que tinha se propagado por seus 17 andares e no qual morreram outras quatro pessoas.

Pessoas de diferentes cidades compareceram às exéquias, assim como um grande número de autoridades e políticos, explicaram à Agência Efe pessoas que compareceram ao ato.

Na cerimônia, após a leitura do Corão e da oração, foram lidos os nomes dos mortos, e os presentes responderam com gritos de "Allahu Akbar" (Deus é grande).

Alguns dos presentes levaram cartazes com frases de louvor aos "heróis bombeiros" e fotografias das vítimas.

Também não faltaram lágrimas, pedidos de paz para os falecidos e os cânticos e músicas de luto tradicionais.

Além disso, um grande número de pessoas compareceu ao cemitério Behesht Zahra, ao sul de Teerã, para esperar a chegada dos corpos e fazer sua última despedida.

O funeral dos bombeiros seria realizado em 26 de janeiro na Universidade de Teerã, mas foi adiado a pedido das famílias, já que nem todos os corpos tinham sido recuperados.

Os trabalhos de resgate se estenderam durante vários dias devido à grande quantidade de escombros e ao fogo, que dificultaram a operação.

Além dos bombeiros, morreram quatro comerciantes e proprietários de negócios no edifício, que estavam no interior da torre no momento do desabamento.

O último balanço de feridos da tragédia oferecido pelos serviços de emergência é de mais de 200.

O popular edifício Plasco foi construído em 1962 como o primeiro arranha-céu de Teerã e abrigava um centro comercial com centenas de lojas, armazéns e oficinas de confecção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos