Nazarbayev aposta em ampla modernização tecnológica no Cazaquistão

Astana, 30 jan (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, anunciou nesta segunda-feira que o país se encontra prestes a entrar na terceira onda de modernização de sua economia, o que contribuirá para um amplo avanço tecnológico.

"Uma mudança tecnológica radical no mundo moderno requer que nós façamos um novo modelo de crescimento econômico", disse Nazarbayev em mensagem à população exibida pela televisão.

Segundo o presidente, uma das prioridades da terceira modernização cazaque será uma rápida renovação tecnológica da economia, ou seja, a criação de novos setores baseados nas tecnologias digitais.

"O governo deve desenvolver um plano estratégico de desenvolvimento para 2025, para a terceira modernização do país, chamado "as iniciativas tecnológicas do Cazaquistão como resposta aos desafios", disse o líder cazaque.

Nazarbayev comunicou esta mensagem uma semana após se reunir com o grupo de trabalho encarregado de realizar um plano de modernização política para o país que aperfeiçoe a separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

"Estas duas novas iniciativas (política e tecnológica) se complementam entre si e se constituem como objetivos do país a longo prazo. É o caminho para alcançar o objetivo da "estratégia de 2050", a entrada do Cazaquistão nos 30 países mais desenvolvidos", acrescentou Nazarbayev.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos