Ônibus com população do vale do Rio Barada se dirigem ao norte da Síria

Beirute, 30 jan (EFE).- Um comboio de 50 veículos com rebeldes, civis e feridos retirados do vale do Rio Barada, no sudoeste da Síra, se dirige à província de Idlib, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos nesta segunda-feira.

A ONG revelou que a caravana, com centenas de pessoas, está na estrada dez horas depois de deixar o vale em direção a Idlib, através do litoral. A retirada dos feridos está sendo feita por ambulâncias do Crescente Vermelho da Síria, enquanto os combatentes e os civis são levados de ônibus.

Espera-se que 2 mil pessoas saiam do vale do Barada, em virtude do acordo fechado entre as autoridades sírias e os grupos rebeldes presentes nessa região. O pacto contempla a evacuação dos insurgentes e civis que desejem a Idlib.

Os que permanecerem no vale terão que regularizar a situação com as autoridades. Ainda não se sabe quanto tempo irá durar a operação de evacuação.

Ontem, as o Comando-geral das Forças Armadas Sírias anunciaram que o Exército e os grupos de defesa popular restabeleceram a segurança e a calma nos povoados do vale após uma série de "operações militares bem-sucedidas". Em comunicado, divulgado pela agência de notícias oficial síria, "Sana", eles explicaram que essas operações contribuíram para criar condições favoráveis para permitir "acordos de reconciliação" em várias localidades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos