Após escândalo, Le Pen diz que Fillon está fora da briga por presidência

Paris, 1 fev (EFE).- A ultradireitista Marine Le Pen afirmou nesta quarta-feira que o escândalo de corrupção envolvendo François Fillon praticamente acabou com as chances de o ex-primeiro-ministro ser seu adversário no segundo turno das eleições presidenciais da França, marcado para ocorrer em maio.

"Uma relação de confiança foi quebrada. Ele terá que lidar com as consequências", disse Le Pen, prevendo que irá enfrentar o independente Emmanuel Macron na disputa pelo Palácio do Eliseu.

Fillon, até então favorito para vencer o pleito, recebeu ontem outro golpe em sua candidatura. A revista "Le Canard Enchaîné" aprofundou as denúncias de que o ex-primeiro-ministro contratou sua esposa como assistente parlamentar enquanto era deputado. Penelope Fillon, no entanto, nunca teria ido trabalhar.

"Ele utilizou várias manobras para enriquecer, ou pelo menos enriquecer sua família", disse Le Pen, em referência aos 900 mil euros recebidos pela esposa de Fillon como funcionária fantasma.

A campanha de Le Pen também foi afetada por um escândalo semelhante hoje. O Parlamento Europeu afirmou que irá cortar pela metade o salário que a líder da extrema-direita recebe como eurodeputada depois de ela ter se negado a devolver 340 mil euros da cota parlamentar usados de maneira ilegal para o pagamento de salários de funcionários da Frente Nacional.

Com a queda de Fillon nas pesquisas, Le Pen disse que irá enfrentar no segundo turno o ex-ministro da Economia e dissidente do Partido Socialista, Emmanuel Macron, de 39 anos.

"Ele concentra tudo o que é um projeto mundialista e que apaga a nação. É exatamente o oposto do meu projeto", afirmou Le Pen, acusando Macron de ser o favorito dos franceses brancos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos