Distúrbios durante evacuação de Amona deixa 10 policiais israelenses feridos

Amona (Cisjordânia), 1 fev (EFE).- Dez policiais israelenses ficaram feridos nos enfrentamentos com colonos que tentam evitar a evacuação do assentamento judaico de Amona, no território palestino ocupado da Cisjordânia, em cumprimento de uma ordem do Tribunal Supremo israelense.

Sete famílias deixaram suas casas voluntariamente nesta manhã e a polícia continua negociando com os líderes da comunidade para convencê-los a saírem", afirmou o porta-voz policial Micky Rosenfeld.

"Não está sendo uma evacuação pacífica. Atiram pedras, líquido ácido e há oficiais feridos", acrescentou.

Dezenas de jovens que foram ao local nos últimos dois dias para mostrar seu apoio e resistir à expulsão entraram em confronto com a polícia, atearam fogo em pneus e acenderam fogueiras.

Segundo o plano estipulado, a polícia removerá hoje todas as famílias e fechará as casas, que devem ser demolidas amanhã.

O exército israelense cerca o perímetro exterior do assentamento, situado ao nordeste de Ramala e onde até hoje moravam 42 famílias de colonos, cerca de 240 pessoas.

Aproximadamente três mil soldados das Forças de Segurança participam da operação, enquanto cerca de duas mil pessoas - a maioria colonos jovens e adolescentes - protestam em Amona contra a evacuação.

A colônia está localizada em terrenos de propriedade privada palestina, por isso foi declarada ilegal pela Justiça israelense (para a legislação internacional, todos os assentamentos em território ocupado são) e a Suprema Corte ordenou em 2014 sua evacuação.

Desde então, o governo israelense conseguiu adiamento após adiamento, até que na última terça-feira a corte ordenou que sua sentença fosse cumprida em 48 horas.

O Executivo apresentou uma proposta de realocação em terras próximas, também em território ocupado, e a ONG israelense Yesh Din pediu sua rejeição em nome dos palestinos que reivindicam a propriedade dos terrenos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos