Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado

Brasília, 1 fev (EFE).- O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira presidente do Senado para os próximos dois anos e vai suceder Renan Calheiros (PMDB-AL), além de manter seu partido no cargo que ocupa desde 2006.

Eunício teve como único oponente José Medeiros (PSD-MT), que também compõe a base política do presidente da República, Michel Temer, e o derrotou por 61 votos a 10 - outros dez votos foram em branco.

O novo presidente do Senado, de 64 anos e quase duas décadas de vida parlamentar, assume o cargo sob suspeita de ter recebido propina para influir em decisões legislativas que favoreceram a Odebrecht. A acusação estaria entre as delações que 77 ex-diretores da empresa fizeram a investigadores da operação Lava Jato e foram homologadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Como elas continuam sob segredo de justiça, ainda não se pôde comprovar se Eunício está realmente entre os acusados, o que ele nega com todo rigor.

Apesar das dúvidas sobre seu possível vínculo com ações de corrupção, na eleição de hoje Eunício teve apoio da base política de Temer e também de sete dos dez senadores do PT.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos