ELN liberta ex-congressista que estava sequestrado há 10 meses na Colômbia

gotá, 2 fev (EFE).- O ex-congressista colombiano Odín Sánchez Montes de Oca, sequestrado há dez meses pelo Exército de Libertação Nacional (ELN), foi libertado nesta quinta-feira e entregue a uma comissão do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

"Bem-vindo à liberdade, Odín Sánchez! Já estamos prontos para iniciar as negociações com o ELN e trabalhar para conseguir a paz completa", disse em sua conta oficial no Twitter o ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo.

O escritório do Alto Comissariado de Paz indicou que o político está com uma comissão humanitária e partirá em breve de helicóptero em direção a Quibdó, capital de Chocó, no oeste do país.

Ele é esperado pela família e por uma comissão integrada por um representante de cada um dos seis países envolvidos no processo de paz com a guerrilha.

Deste modo, o ELN cumpriu com a data estipulada com o governo para iniciar os diálogos de paz. Os guerrilheiros tinham se comprometido a libertar Sánchez hoje para dar início na próxima terça-feira à negociação de paz com o governo em Quito.

Montes de Oca trocou de lugar com o irmão, que sofre com problemas de saúde e estava sequestrado há dois anos, em abril de 2016. A libertação do ex-congressista foi um requisito imposto pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para iniciar o diálogo.

Antes de ser libertado, Odín Sánchez foi entrevistado pela "Radio Caracol" e disse que está em boas condições mentais. No entanto, revelou estar sofrendo com alguns problemas físicos.

"Há coisas que são para cirurgia, mas a saúde mental, psicológica e espiritual é invejável", disse o ex-congressista.

Na entrevista, Sánchez também conversou com o Alto Comissário para a Paz, Sergio Jaramillo, e disse que acredita na paz que o ELN se prepara para negociar com o governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos