Fillon diz que "mentiras repetidas 100 vezes nunca chegam a uma meia verdade"

Paris, 2 fev (EFE).- O candidato da direita às eleições presidenciais da França, François Fillon, se defendeu nesta quinta-feira das suspeitas de fraude que pesam sobre ele e sua família e atacou os veículos de comunicação ao assinalar que "as mentiras repetidas cem vezes nunca chegam a uma meia verdade".

Em discurso pronunciado em Charleville-Mézières, no norte da França, Fillon fez alusão a uma frase atribuída ao dirigente de propaganda nazista Joseph Goebbels - "uma mentira repetida mil vezes se transforma em verdade" -, na qual se apoiou para responder aos ataques sobre sua pessoa e sua família.

Recebido pelo público entre gritos de "Fillon, presidente", o candidato da direita pronunciou um longo discurso no qual se defendeu das suspeitas de fraude, atacou seus rivais nas presidenciais de abril e maio e esboçou seu programa, liberal no campo econômico e severo com a imigração.

"Sinto um enfado frio perante toda esta agitação que tem como objetivo a aniquilação e que quer prescindir de todas as regras", acrescentou Fillon, que destacou que milhões de franceses lhe legitimaram nas primárias da direita francesa em novembro de 2016.

A Procuradoria Nacional Financeira ampliou hoje a investigação sobre Fillon a dois de seus filhos, suspeitos também de terem sido contratados de forma fictícia como no caso de sua mulher com recursos de fundos públicos.

Fillon e sua esposa Penelope são acusados de terem incorrido em crimes de desvio de fundos públicos, abuso de bens sociais e receptação.

"Respondi aos investigadores e lhes dei todas as informações necessárias para chegar à verdade. Confio em seu trabalho e desejo que a Justiça acabe com este assunto rapidamente", declarou Fillon, que afirmou anteriormente que se vê como vítima de "um golpe de Estado institucional" instigado pelo governante Partido Socialista (PS).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos