Lula autoriza doação dos órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia

São Paulo, 2 fev (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a doação de órgãos da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que teve a morte anunciada nesta quinta-feira por parlamentares do PT, após ter passado dez dias hospitalizada por causa de um derrame cerebral.

"A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos", afirmou Lula em uma mensagem divulgada no Facebook.

O Hospital Sírio-Libanês informou hoje em um boletim médico que, após o agravamento do estado de saúde da ex-primeira-dama, já não há fluxo sanguíneo no cérebro de Dona Marisa.

Apesar de os médicos não confirmarem a morte cerebral, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) disse no plenário da Câmara dos Deputados que o ex-presidente Lula a autorizou anunciar a morte de Dona Marisa.

Ontem à noite, o cardiologista Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que atendeu a ex-primeira-dama, admitiu que o estado de saúde de Dona Marisa tinha se agravado e era "irreversível".

A ex-primeira-dama, de 66 anos, foi hospitalizada no dia 24 de janeiro após um acidente vascular cerebral (AVC) e submetida a um cateterismo de urgência para controlar o derrame.

Dona Marisa era a segunda esposa de Lula. Os dois se casaram em 1973, quando ambos eram viúvos. Ao lado do ex-presidente, ela participou da fundação do PT, em 1980, acompanhada de vários sindicalistas e intelectuais de esquerda.

Lula, que cogita candidatar-se à presidência em 2018, está lidando com vários problemas na Justiça. Nos últimos cinco meses, o ex-presidente foi considerado réu em cinco casos de corrupção. Em três deles, Dona Marisa foi incluída entre os acusados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos