Metade dos russos tem opinião negativa sobre União Europeia e EUA

Moscou, 2 fev (EFE).- Metade dos russos tem uma opinião negativa sobre a União Europeia e os Estados Unidos, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo centro sociológico Levada, embora a percepção da população sobre o Ocidente em geral tenha melhorado em comparação com o ano passado.

Entre os entrevistados, 47% manifestaram ter uma atitude negativa em relação à UE, enquanto 39% a qualificaram como "boa" e outros 14% não souberam responder à pergunta.

Quanto aos EUA, 49% dos russos afirmaram ter uma opinião "ruim" ou "muito ruim" sobre país, enquanto 37% disseram ter uma imagem "boa" ou "muito boa".

Um quarto dos russos (25 %) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética, inclusive pela força se necessário".

Neste sentido, mais da metade dos russos não considera que a Ucrânia (53%) e Belarus (61%) sejam dois países estrangeiros.

Ao mesmo tempo, 54% dos indagados tem uma má imagem da Ucrânia, que acusa Moscou de ter invadido com suas tropas a parte oriental do país para respaldar os separatistas pró-Rússia contra Kiev.

As relações entre Rússia e Ucrânia passam pelo seu pior momento da história, enquanto Moscou e o Ocidente atravessam uma tensão sem precedentes desde a Guerra Fria após a anexação da Crimeia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos