Titulares de Relações Exteriores de México e EUA decidem reforçar relação

Cidade do México, 2 fev (EFE).- O chanceler mexicano, Luis Videgaray, e o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, concordaram nesta quinta-feira, em uma conversa telefônica, em trabalhar juntos para melhorar a relação bilateral, que vive seu pior momento em anos pelo endurecimento da política migratória dos Estados Unidos.

Na ligação, ambos comentaram "a importância da relação entre ambos países e manifestaram seu interesse em trabalhar juntos, de maneira construtiva e próxima, para conseguir um fortalecimento da relação bilateral em benefício dos dois povos", informou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) em comunicado.

Além disso, decidiram realizar um encontro "no futuro próximo", para poder analisar os desafios comuns enfrentados por México e Estados Unidos.

Videgaray, que se encontra de viagem de trabalho em Nova York, felicitou Tillerson pela confirmação no Senado de sua nomeação como secretário de Estado, acrescentou o comunicado.

Em Nova York, o chanceler mexicano se reunirá com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com membros da Sociedade das Américas e do Conselho das Américas (AS/COA), com quem dialogará sobre a relação México-Estados Unidos.

A tensão diplomática entre ambos países aumentou nas últimas horas pelo vazamento a vários veículos de comunicação de parte do conteúdo de uma conversa telefônica na qual supostamente Trump ameaçou Peña Nieto com o envio de tropas ao México, o que foi negado pelo Executivo mexicano.

Mas, longe de desmentir o conteúdo desta conversa ou de outras com líderes internacionais, Trump admitiu hoje que está sendo "duro" e seguirá sendo em suas ligações ao dirigentes, já que, segundo sua opinião, os demais países "se aproveitaram" até agora dos EUA e "isso não vai ocorrer mais".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos