Topo

Corpo de cineasta desaparecido no mar do sul da Flórida é encontrado

03/02/2017 21h57

Miami, 3 fev (EFE).- O corpo do cineasta e mergulhador canadense Rob Stewart, desaparecido desde terça-feira no mar do sul da Flórida, foi encontrado nesta sexta-feira, informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Stewart, de 37 anos, desapareceu quando filmava a segunda parte de seu premiado documentário "Sharkwater" (2006). O corpo do cineasta foi localizado por uma mergulhadora voluntária do Corpo de Bombeiros de Cayo Largo perto de um recife, a 67 metros de profundidade, duas horas depois de as buscas terem sido suspensas.

O capitão da Guarda Costeira, Jeffrey Janszen, tinha decidido suspender as buscas depois de as equipes de resgate percorrerem mais de 10 mil quilômetros no mar. O pai do cineasta, Brian Stewart, tinha oferecido uma recompensa de US$ 200 mil para quem encontrasse seu filho com vida, segundo a imprensa local.

Antes da notícia de que o corpo havia sido encontrado, amigos e familiares de Rob, que arrecadaram US$ 100 mil pela internet, pretendiam continuar com a busca por conta própria.

"Agora precisamos mais do que nunca de voluntários e doações", escreveram alguns amigos do cineasta no Twitter.

A equipe que prestava apoio na superfície perdeu contato com Stewart por volta das 17h locais de terça-feira, quando ele estava mergulhando com outro integrante do grupo. Após tirarem essa pessoa da água, eles se deram conta de que o cineasta não estava junto.

Na própria terça-feira, a Guarda Costeira começou as buscas por mar e ar com ajuda do Escritório do Aguazil do Condado de Monroe, da Comissão para a Vida Silvestre e Pesca da Flórida, barcos privados e de uma organização ambientalista da região.

Paul Watson, responsável pela ONG Sea Shepherd, escreveu no Facebook que a Guarda Costeira estava realizando uma busca intensiva pelo cineasta. Segundo Watson, quando Rob foi visto pela última vez, ele usava um traje de mergulho e um aparelho que permite que mergulhadores respirem mediante a reutilização do oxigênio, um método diferente do tradicional.