Hollande pede que países europeus coloquem UE à frente dos EUA

Valletta, 3 fev (EFE).- O presidente da França, François Hollande, pediu nesta sexta-feira aos países europeus que coloquem o projeto comunitário da União Europeia (UE) à frente das relações bilaterais com os Estados Unidos e ressaltou a importância de defender a solidariedade entre os membros do bloco.

"Muitos países deveriam pensar que seu futuro está primeiro na UE, antes de pensar nas relações bilaterais com os EUA", disse Hollande em sua chegada a uma cúpula europeia em Malta, onde será discutida a situação internacional, e em particular o novo governo americano.

"Temos que ter uma concepção europeia, ou não haverá Europa", advertiu o presidente francês.

Sobre os países da UE que tentam manter relações bilaterais com os EUA, Hollande afirmou que elas "são logicamente bem entendidas na opinião pública", mas "não há futuro com Trump" se não houver comum acordo.

"O que importa é a solidariedade europeia, não pensar em uma proteção exterior. Já existe uma aliança exterior", disse o chefe de Estado francês, embora considere que essa não pode ser a única via possível.

Nesse contexto, Hollande admitiu a necessidade da UE de assegurar sua própria defesa no marco da Aliança Atlântica e de defender os interesses comerciais europeus quando estiverem ameaçados, além de fazer o possível para que a potência econômica europeia seja também uma potência política.

"Não só é preciso olhar para trás, mas é preciso ter uma visão para o futuro", ressaltou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos