Médicos confirmam oficialmente a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia

São Paulo, 3 fev (EFE).- Médicos do Hospital Sírio-Libanês, onde a ex-primeira-dama Marisa Letícia estava internada desde o último dia 24 de janeiro após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), confirmou nesta sexta-feira sua morte, aos 66 anos.

Parlamentares próximos ao ex-presidente Lula já tinham informado ontem sobre o falecimento de dona Marisa, mas a morte ainda não tinha sido confirmada pelo hospital, que precisava concluir um protocolo médico antes de oficializar o óbito.

Ontem, o Hospital Sírio-Libanês anunciou em um boletim médico que não havia mais fluxo sanguíneo no cérebro da ex-primeira-dama. Pouco depois, a família de Lula, através das redes sociais, autorizou os procedimentos preparatórios para a doação de seus órgãos.

No mesmo dia, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) antecipou no plenário da Câmara dos Deputados que dona Marisa havia morrido e que contava com a autorização do ex-presidente para informar os parlamentares.

O Hospital Sírio-Libanês concluiu nesta sexta-feira o protocolo necessário para confirmar a morte cerebral de dona Marisa e informou em novo boletim médico que o óbito foi constatado às 18h57.

O velório da ex-primeira-dama será amanhã, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde dona Marisa conheceu Lula há 44 anos, quando foi ao local para buscar documentos.

Em 1974, um ano após se conhecerem, os dois se casaram. Ao lado do agora ex-presidente, dona Marisa ajudou Lula na fundação do PT em 1980, ao lado de sindicalistas e intelectuais de esquerda.

O ex-presidente Lula recebeu nos últimos dias a visita de vários amigos e políticos no hospital, entre eles o presidente Michel Temer, que foi hostilizado por simpatizantes do PT, e da ex-presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também foi ao Sírio-Libanês e retribuiu o abraço que Lula lhe deu em 2008, ano da morte da ex-primeira-dama Ruth Cardoso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos