Capa de tradicional revista alemã com charge de Trump gera polêmica

Berlim, 4 fev (EFE).- A revista alemã "Der Spiegel" recebeu neste sábado fortes críticas de outros veículos de imprensa pela manchete de seu novo número, na qual aparece o presidente dos EUA, Donald Trump, com a cabeça decapitada da Estátua da Liberdade em uma mão e um facão ensanguentado na outra.

A publicação, considerada um dos veículos de imprensa mais influentes do país, inclui além disso um editorial no qual acusa o presidente republicano de "tentar um golpe de Estado desde cima" e de tentar "estabelecer um democracia não liberal" nos EUA

O jornal popular "Bild" criticou a revista por comparar Trump com os islamitas do Estado Islâmico (EI) e o acusou de voltar a cair no "antiamericanismo" de ocasiões anteriores -e cita a presidência de George W. Bush.

O "Frankfurter Allgemeine Zeitung", por sua vez, considera que a manchete carece de ironia e que a analogia do presidente americano e os jihadistas é simplista, além de alimentar as diferenças de Trump com os veículos de imprensa.

"A manchete do 'Der Spiegel' é exatamente o que Trump necessita: uma imagem distorcida de si mesmo que pode utilizar para sua própria imagem distorcida dos veículos de imprensa", argumenta este jornal.

Para o "Die Welt", a manchete "danifica o jornalismo" mais do que o presidente, já que "confirma os preconceitos de muita gente" de que "veículos de imprensa majoritários" não são neutros e que "muitos jornalistas preferem promover sua visão do mundo ao invés de serem testemunhas neutras do que ocorre".

A manchete foi projetada por Edel Rodríguez, um cubano que chegou aos EUA como refugiado político em 1980, e que explicou em declarações ao jornal americano "The Washington Post" que com a comparação tratava de indicar que Trump, como os islamitas do EI, "são extremistas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos