Dois Estados indianos começam votações para o futuro do governo

Nova Délhi, 4 fev (EFE).- Os estados indianos do Punjab e Goa abriram neste sábado as urnas e a corrida eleitoral que até o próximo dia 8 de março levarão cinco estados a renovar seus órgãos locais, em eleições vitais para o futuro das reformas do governo conservador de Narendra Modi.

O estado do Punjab elege 117 parlamentares regionais e Goa, 40, em dois lugares nos quais o partido de Modi, o BJP, poderia levar um golpe de acordo com as últimas pesquisas de opinião.

O partido do Congresso, da dinastia Nehru-Gandhi, poderia conseguir a primeira alegria após três anos de derrotas nacionais e regionais e conquistar Punjab, um estado atualmente nas mãos do BJP, que governa em coalizão com o SAD, e no qual também tem possibilidades o Partido Aam Aadmi (AAP, Partido do Homem Comum).

Em Goa, o BJP parte como favorito, mas com uma margem incerta por isso que estará em jogo se governa sozinho ou seus adversários, fundamentalmente o Congresso e o AAP, poderiam fechar alianças.

As eleições de hoje, cujo resultado dai no dia 15 de março, são a prévia das eleições no estado nortista de Uttar Pradesh, o mais povoado do país e o que mais representantes tem na Câmara Alta (31). EFE

jlp/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos