Forças governamentais da Síria avançam contra o EI em Damasco e Aleppo

Beirute, 4 fev (EFE).- As forças governamentais da Síria e seus aliados avançaram neste sábado contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) nas proximidades de Damasco e na província setentrional de Aleppo.

A agência de notícias oficial "Sana" informou que unidades militares recuperaram o domínio de várias posições e mataram um grande número de integrantes do EI na área da fazenda de Al Emarati, ao leste da base aérea de Al Sin, perto da capital síria.

Uma fonte militar, citada pela agência, afirmou que os soldados intensificaram suas operações contra os extremistas nas imediações do aeroporto militar.

No último dia 29 de janeiro, os jihadistas lançaram uma ofensiva contra a base aérea de Al Sin, próxima à cidade de Al Dumair, cerca de 50 quilômetros ao nordeste de Damasco, na qual conseguiram arrebatar do exército vários pontos dos arredores.

Além disso, hoje explodiram combates entre ambas partes no bairro de Al Hayar al Asuad, nos arredores do sudoeste da capital, sem que por enquanto haja mais detalhes, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG acrescentou que os soldados governamentais progrediram hoje contra os radicais nos arredores da cidade de Al Bab, reduto principal do EI na província de Aleppo.

Neste ataque, os soldados estão respaldados por forças de elite do grupo xiita libanês Hezbollah e três brigadas mecanizadas das forças armadas russas.

O Observatório afirmou que os partidários do governo de Damasco arrebataram do EI a cidade de Aran, com o que se situam menos de seis quilômetros ao sul de Al Bab e a quatro da cidade de Al Tadaf, dominada pelos extremistas.

Em paralelo, rebeldes sírios apoiados por aviões e carros de combate turcos tentam avançar do sudoeste e do sudeste para rumo a Al Bab para cortar o caminho das tropas governamentais sírias.

O EI proclamou um califado no final de junho de 2014 na Síria e no Iraque, onde controla áreas do norte e do centro de ambos países. EFE

ssa/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos