Líder social-democrata romeno cogita revogar polêmico decreto sobre corrupção

Bucareste, 4 fev (EFE).- O líder do governante Partido Social-Democrata da Romênia (PSD), Liviu Drganea, anunciou neste sábado que considera revogar um polêmico decreto que despenaliza certos casos de corrupção e que provocou uma onda de protestos no país.

Para isso, Drganea deve reunir-se hoje mesmo com o primeiro-ministro romeno, Sorin Grindeanu, para analisar uma possível saída a esta crise.

"Proporei uma solução para apaziguar o conflito, que espero que o primeiro-ministro aceite em relação com o decreto. Inclusive se pode falar também da revogação", disse Dragnea ao portal de notícias "DC News".

Apesar de ser líder do governante PSD, Dragnea não pode ser primeiro-ministro por ter sido condenado por um caso de manipulação eleitoral em um referendo.

Grindeanu, um até agora pouco conhecido político social-democrata, é considerado um "títere" de Dragnea à frente do Executivo, que saiu das eleições do último mês de dezembro, que o PSD ganhou com 45% dos votos.

O polêmico decreto penaliza os casos de corrupção apenas se acarretarem perdas ao Estado acima de 44.000 euros.

O presidente da Romênia, o conservador Klaus Iohannis, rejeitou com veemência o decreto, da mesma forma que o defensor público, Victor Ciorbea, e alguns dirigentes social-democratas.

Convocados pelas redes sociais, centenas de milhares de romenos saem a cada noite às ruas das principais cidades do país, principalmente em Bucareste, para exigir que o governo retire o decreto, adotado na terça-feira passada.

Cerca de 300.000 pessoas se manifestaram ontem em todo o país, metade delas na capital.

Trata-se da maior onda de protestos na Romênia desde a violenta revolução anticomunista de 1989. EFE

rsc-jk/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos