Trump tem 53% de desaprovação dos cidadãos

Washington, 3 fev (EFE).- Após duas semanas na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem desaprovação de 53% dos cidadãos segundo uma pesquisa da "CNN", que também revelou nesta sexta-feira que 60% se opõe ao muro e 53% ao veto migratório.

O nível de aprovação de Trump, 44%, é o mais baixo dos registrados pelos últimos dez presidentes americanos após suas primeiras duas semanas na Casa Branca, segundo essa pesquisa da firma ORC International.

Barack Obama tinha 76%, John F. Kennedy 72% e Dwight Eisenhower 68%, enquanto Ronald Reagan 51% (7 pontos mais que Trump), George H. W. Bush 57% e seu filho George W. Bush 58%.

Além do número geral, a porcentagem de americanos que "desaprovam fortemente" o presidente é de 43%, quase o mesmo que o aprova.

A mesma pesquisa perguntou aos entrevistados pelo muro que Trump aprovou levantar na fronteira com o México e somente 38% apoiou sua construção.

Em setembro do ano passado esse número era de 41% e em setembro de 2015, pouco depois que Trump lançou sua campanha, uma maioria de 52% o apoiava.

Os que se opõem hoje ao muro são 60%, enquanto em setembro eram 58 % e em setembro de 2015 47%.

A pesquisa também indagou sobre veto de Trump aos imigrantes de sete países de maioria muçulmana aprovado na sexta-feira passada e que nesta sexta-feira foi suspenso por um juiz federal.

Cinquenta e três por cento dos indagados disse se opor à medida que suspende a emissão de vistos aos cidadãos desses países, enquanto 47% a apoia e 29% estenderia a proibição a mais nacionalidades.

A ORC International realizou a pesquisa entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro com entrevistas por telefone com 1.002 pessoas e a margem de erro é de 3%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos