Choque entre ônibus e caminhão-pipa deixa 17 mortos e 35 feridos em Honduras

Tegucigalpa, 5 fev (EFE).- Pelo menos 17 pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um acidente ocorrido neste domingo entre um ônibus e um caminhão-pipa no sul de Tegucigalpa, informaram fontes oficiais.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Honduras, Óscar Triminio, disse a jornalistas que "pelo menos 12 pessoas" morreram no local do acidente, que aconteceu por causas ainda desconhecidas na altura do quilômetro 10 da estrada que liga Tegucigalpa ao sul do país.

Triminio destacou que o número de mortos, entre os quais está o motorista do ônibus, "pode aumentar", já que as equipes de emergência seguem verificando se há mais pessoas presas no interior do ônibus.

O porta-voz dos Bombeiros indicou que as equipes de socorro recuperaram 35 sobreviventes, alguns em estado grave, que foram transferidos ao Hospital Escola Universitário de Tegucigalpa.

O diretor da Polícia Rodoviária, Leonel Sauceda, disse a jornalistas que essa instituição investiga a causa do acidente e que não descarta o excesso de velocidade do caminhão, cujo motorista fugiu.

No entanto, minutos depois a polícia hondurenha deteve para interrogação José Eliseo Aguilar, motorista do caminhão envolvido no acidente.

Um agente da polícia hondurenha que falou a uma emissora de rádio local e não se identificou disse que nos próximos minutos o detido será submetido a uma análise de alcoolemia.

A primeira hipótese policial é que o motorista do caminhão, que algumas testemunhas disseram estar embriagado, perdeu o controle do veículo e colidiu com o ônibus, mas antes saltou do veículo.

O diretor da Comissão Permanente de Contingências (Copeco), Lisandro Rosales, disse a jornalistas que o presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, ordenou a entrega de caixões às famílias das vítimas.

Os acidentes de trânsito representam a segunda maior causa de mortes violentas em Honduras, onde mais de 700 pessoas morreram por esse motivo em 2016, segundo números oficiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos