Delegação russa para acompanhamento de cessar-fogo na Síria chega a Astana

Moscou, 5 fev (EFE).- A delegação russa que participará na segunda-feira da reunião do grupo operacional para o acompanhamento do cessar-fogo na Síria já chegou a Astana, informou neste domingo à "Interfax" um membro dessa equipe de especialistas militares.

À frente do grupo está o general Stanislav Gadzhimagomedov, chefe adjunto da direção geral de Operações do Estado-Maior da Rússia.

O general, segundo fontes na delegação, representou Moscou nas negociações realizadas no final de janeiro na capital cazaque entre representantes do governo de Damasco e os grupos armados da oposição, com mediação da Rússia, Turquia e Irã, os três países fiadores do cessar-fogo na Síria.

A reunião de amanhã será a primeira do grupo para o seguimento da trégua desde então.

"As reuniões do grupo operacional para a Síria em Astana terão caráter regular e contarão com representantes do governo da Síria e da oposição armada", explicou em comunicado o Ministério russo de Defesa.

O objetivo desse primeiro encontro é "elaborar as medidas para o controle e prevenção das violações do cessar-fogo, o aumento da confiança entre as autoridades sírias e a oposição, e o tratamento de assuntos humanitários", acrescentou.

A reunião também servirá, de acordo com a Defesa, para tratar "a separação entre as unidades da oposição moderada e do grupo terrorista Frente al Nusra, algo que os países fiadores do cessar-fogo veem como seu objetivo mais importante".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos