Estado Islâmico mata 12 pessoas que tentaram fugir no oeste de Mossul

Erbil (Iraque), 5 fev (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assassinou 12 jovens neste domingo no oeste de Mossul, que tentaram fugir à parte oriental e libertada da cidade, informou à Agência Efe uma fonte governamental.

Após serem detidos no bairro ocidental de Al Haui pelos extremistas, os jovens foram transferidos e assassinados no distrito ocidental de Al Zanyili, detalhou à Efe um membro do conselho da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Gazuan al Daudi.

Além disso, Daudi explicou que os jihadistas ordenaram aos moradores do bairro que não retirassem os corpos, já que ficariam ali para mostrar o que acontece no caso de alguém "tentar sair do califado".

Por outra parte, a polícia federal do Iraque está realizando operações em bairros do leste da cidade a fim de deter os terroristas que se escondem nessa área, apesar de já estar libertada há duas semanas.

O general-de-brigada Wazeq al Hamadani disse à Agência Efe que a polícia de Ninawa está realizando batidas de maneira assídua com a colaboração dos moradores dos bairros orientais de Al Qadisiyah 2, Al Bakr, Al Dubad e Al Yazair.

Por sua vez, as milícias xiitas Multidão Popular, que controlam várias áreas ao oeste de Mossul, repeliram um ataque do EI e mataram 17 terroristas.

Em comunicado, explicaram que os extremistas atacaram três zonas, mas que "todos fracassaram".

Essas mílicias acrescentaram que uma força da brigada XVI que pertence a esse grupo realizou uma vasta operação militar e repeliu um ataque nas zonas ao sul e sudoeste da cidade de Mossul.

Por outra parte, o comando de operações para a libertação de Ninawa garantiu, em comunicado, que a aviação do exército iraquiano matou 14 terroristas em um bombardeio aéreo contra uma sede do EI, em uma região do oeste da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos