Câmara dos Comuns abandona tradicionais perucas para modernizar sua imagem

Londres, 6 fev (EFE).- Os secretários da Câmara dos Comuns deixarão de usar suas tradicionais perucas brancas para modernizar a imagem do parlamento do Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira o presidente da casa, John Bercow.

O parlamento exibirá assim uma imagem menos "carregada e adusta", justificou Bercow, que ressaltou também que os deputados "ficarão encantados de saber que esta mudança economizará dinheiro em longo prazo".

Por outro lado, os secretários, que informam o presidente da Câmara sobre assuntos normativos e constitucionais, continuarão vestindo togas para "distinguir-se como especialistas em procedimentos parlamentares".

O presidente da Câmara dos Comuns destacou perante os deputados que a mudança de aparência é uma medida que conta com um apoio "arrasador" entre os secretários.

O parlamentar conservador Gerald Howarth afirmou, no entanto, que a vestimenta dos secretários, que se manteve intacta "durante séculos", é "fundamental para a dignidade da Câmara".

"Deveríamos debater isto", opinou Howarth, que qualificou a medida como uma "ordem executiva" por parte da presidência.

Bercow rejeitou a proposta do deputado conservador e salientou que a decisão sobre as mudanças de vestiário, que corresponde ao presidente, já está tomada.

O presidente da Câmara dos Comuns argumentou ainda que as perucas estiveram presentes no parlamento pouco mais de "um par de séculos", mas durante "muitos séculos antes" não tinham sido usadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos