ELN liberta soldado sequestrado um dia antes do início das negociações de paz

Bogotá, 6 fev (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) libertou nesta segunda-feira o soldado colombiano Fredy Moreno Mahecha, que foi sequestrado em 24 de janeiro, um dia antes do início dos diálogos de paz entre a guerrilha e o governo da Colômbia, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O militar foi entregue a uma equipe formada por delegados do CICV, integrantes da Defensoria Pública e da Igreja Católica em uma região rural do departamento de Arauca, que faz fronteira com a Venezuela, o mesmo em que foi sequestrado, indicou o CICV em comunicado.

Moreno desapareceu em 24 de janeiro em Arauca e sete dias depois a Frente de Guerra Oriental do ELN assumiu a autoria do sequestro.

A missão para sua libertação contou com a participação do chefe do escritório do CICV na cidade de Saravena, em Arauca, Mourad Bekkari, que lembrou a disposição da organização para este tipo de operações humanitárias.

O chefe da delegação do CICV na Colômbia, Christoph Harnisch, mostrou, por sua vez, que acredita que esses "gestos reforçam a confiança entre o governo colombiano e o ELN diante do iminente início da fase pública de conversas em Quito", no Equador.

"Acreditamos que os problemas humanitários vigentes devem ser os protagonistas destas discussões", disse Harnisch.

O ELN também libertou em 2 de fevereiro o ex-congressista Odín Sánchez Montes de Oca, que foi mantido como refém durante dez meses por essa guerrilha.

A libertação de Sánchez era exigida pelo governo para iniciar a mesa pública de negociação que começará amanhã.

O chefe da equipe negociadora do ELN nos diálogos de paz com o governo colombiano, Israel Ramírez, conhecido como "Pablo Beltrán", reconheceu em entrevista recente que não sabe quantas pessoas a guerrilha tem em seu poder, mas disse que os mesmos podem "ser contados com os dedos das mãos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos