Peña Nieto agradece Macri por solidariedade com o México em nova era com EUA

Cidade do México, 6 fev (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, agradeceu nesta segunda-feira, por telefone, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, pelas mostras de solidariedade que ele teve com o país depois da nova posição adotada pelos Estados Unidos com a chegada de Donald Trump ao poder.

"O presidente Macri ligou para o presidente Peña Nieto para destacar a proximidade e a amizade entre os dois países e expressar solidariedade do povo argentino frente à nova posição adotada pelo governo dos EUA", explicou a presidência do México em nota.

Sobre o estado das relações entre México e EUA, Macri "fez votos para que se firmem acordos positivos para ambas as partes".

Peña Nieto agradeceu a solidariedade do governo e do povo argentino, reafirmando a vontade de "resolver as diferenças com a nova administração americana a partir do diálogo construtivo e respeitoso".

México e EUA vivem um momento tenso na relação bilateral pelo tom agressivo de Trump com os vizinhos. O republicano pretende endurecer o controle migratório, construir um muro na fronteira pago pelos mexicanos e renegociar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

Durante a conversa, os dois líderes destacaram o bom estado da relação bilateral e concordaram que ela foi fortalecida com a visita realizada por Peña Nieto à Argentina em agosto de 2016.

Além disso, segundo a nota, eles "reafirmaram sua vontade de trabalhar de maneira mais próxima em todos os temas da agenda bilateral".

De maneira específica, os dois citaram as negociações comerciais em curso entre os dois países e destacaram o interesse de seguir discutindo um acordo bilateral que permita aprofundar os vínculos entre Argentina e México e ampliar o livre-comércio.

"Macri reiterou que o México é um mercado muito atrativo para as exportações argentinas, e o presidente Peña Nieto afirmou que instruiu a Secretaria de Economia a dar alta prioridade às negociações comerciais com dito país", indicou a nota.

De acordo com dados oficiais, a Argentina é o quarto parceiro comercial do México na América Latina e no Caribe. Em 2015, o comércio entre os países foi de US$ 2,55 bilhões de dólares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos