Trump promete acabar com "terrorismo islâmico radical"

Miami, 6 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu nesta segunda-feira que derrotará o "terrorismo radical islâmico" e, para conseguir este objetivo, dará às Forças Armadas do país mais recursos e os "melhores equipamentos".

Em um discurso na base aérea MacDill, em Tampa (Flórida), Trump reiterou seu "forte apoio à Otan", disse que vai brigar pela segurança de "todos os americanos" e que seu governo fará "um histórico inverstimento financeiro" nas Forças Armadas.

O novo presidente dos EUA falou para um auditório composto por militares, incluindo chefes dos comandos Central (Centcom) e de Operações Especiais (Soscom), responsáveis pela luta contra o terrorismo.

Trump pediu a seus aliados na Otan que se somem a este esforço e façam uma contribuição financeira "completa e adequada" à organização multilateral, por considerar que não têm "pagado o justo".

"Eles não o estiveram fazendo, muitos deles não estiveram nem sequer perto", afirmou o governante, que durante a campanha eleitoral havia lamentado esta situação e chegou inclusive a considerar a Otan "obsoleta", além de sugerir que poderia reduzir o apoio americano ao bloco.

Trump conversou ontem por telefone com o secretário-geral da Otna, Jens Stoltenberg, com quem chegou a um acordo para "manter uma estreita coordenação e cooperação" para enfrentar os desafios da organização, segundo informou a Casa Branca em comunicado.

Em um novo passo nesse sentido, Trump destacou hoje que enviaria uma mensagem "unificada" à Otan de que ela derrotará os terroristas empenhados em atacar seu país.

"Os Estados Unidos e seus aliados vão derrotá-los. Nós os derrotaremos. Derrotaremos o terrorismo islâmico radical", frisou o presidente americano, que também confirmou presença na Cúpula da Otan em Bruxelas, prevista para maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos