Barack e Michelle Obama receberão prêmio "Freedom of the City" na Irlanda

Dublin, 7 fev (EFE).- O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa Michelle receberão o prêmio "Freedom of the City" que é concedido todos os anos pela prefeitura de Dublin, na Irlanda, e que foi outorgado em anteriores edições a personalidades como Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá e Mikhail Gorbachev, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

A prefeitura dublinense tomou esta decisão, com 30 votos a favor e 23 contra, para reconhecer a "influência moderada e progressista" do ex-presidente americano sobre o cenário internacional durante seus oito anos à frente da Casa Branca.

A prefeitura de Dublin também destacou o trabalho realizado por Michelle Obama para promover a educação das mulheres nas regiões mais desfavorecidas e seu apoio à causa dos refugiados.

O prefeito da capital irlandesa, Brendan Carr, confirmou hoje que o casal aceitou o prestigiado prêmio, com o qual também foram agraciados anteriormente, entre outros, o ex-presidente americano Bill Clinton e a líder de Mianmar e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.

Representantes da prefeitura de Dublin se reunirão nos próximos dias com funcionários da embaixada americana na capital irlandesa para organizar o comparecimento do casal Obama à cerimônia de entrega do prêmio no fim deste ano, explicou Carr.

Além disso, o prefeito comentou que esta será uma nova oportunidade para que os Obama retornem à Irlanda, depois da visita oficial que realizaram em 2011 como parte de um giro pela Europa.

Ao ser perguntado pelos votos emitidos contra a escolha dos Obama, Carr lembrou que o próprio ex-presidente americano admitiu os erros cometidos por seu governo em alguns assuntos, como no Oriente Médio, e opinou que o prêmio não pretende "canonizá-los", mas reconhecer suas conquistas.

Segundo o prefeito, a concessão do "Freedom of the City" para um casal tem precedente, já que o atual imperador do Japão, Akihito, e a imperatriz, Michiko, foram premiados por seu trabalho diplomático na política internacional em 1985, quando ainda não tinham ascendido ao trono.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos