Cazaquistão homenageia ex-secretário de Relações Exteriores espanhol

Madri, 7 fev (EFE).- O Cazaquistão homenageou nesta terça-feira Ignacio Ybáñez, ex-secretário de Estado das Relações Exteriores da Espanha, na embaixada do país centro-asiático em Madri por seu papel na consolidação das relações entre os dois países.

"Durante os últimos quatro anos, Ybáñez esteve muito envolvido, também do ponto de vista pessoal, no desenvolvimento das relações bilaterais", afirmou o embaixador cazaque em Madri, Bakyt Dyussenbayev.

Ybáñez recebeu na sede da embaixada cazaque a medalha comemorativa do 25º aniversário da independência do Cazaquistão, além de um shapan, traje típico do país que representa a hospitalidade cazaque com seus visitantes, explicou Dyussenbayev.

Durante seu discurso, o embaixador cazaque lembrou os históricos laços diplomáticos entre os países, como o Acordo de Associação Estratégica ou o apoio recíproco para a participação no Conselho de Segurança da ONU na condição de membros.

Por sua vez, Ybáñez elogiou a posição atual do Cazaquistão na esfera internacional, marcada por seus esforços de mediação, como a realização, há duas semanas, das conversas de paz da Síria em sua capital, Astana.

"Com sua presença no Conselho de Segurança é mostrado o aumento de sua importância no mundo. E agora o vemos também com seus esforços para tratar a crise da Síria", explicou Ybáñez.

Compareceram ao evento em Madri embaixadores e diplomatas de países como China, Filipinas, Irã, Afeganistão, Indonésia e Vietnã, além de outras personalidades da diplomacia e dos negócios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos