Coreia do Norte afirma que voltará a lançar satélites no espaço

Seul, 7 fev (EFE).- A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que voltará a enviar satélites ao espaço, quando se completa um ano de seu último lançamento de um foguete espacial considerado pela comunidade internacional como um teste disfarçado de mísseis.

"Vamos lançar mais satélites quando e onde for decidido pelo Partido dos Trabalhadores", afirmou hoje em artigo o jornal "Rodong", oficial do regime liderado por Kim Jong-un, e divulgado pela agência sul-coreana de notícias "Yonhap".

No dia 7 de fevereiro do ano passado, Pyongyang realizou seu último lançamento de um foguete espacial, uma ação condenada pela comunidade internacional que considerou um teste disfarçado de mísseis de longo alcance.

O lançamento, unido ao teste nuclear realizado um mês antes, levou a ONU impôs mais rígidas sanções contra Pyongyang.

A Coreia do Norte lançou o satélite Kwangmyongsong-4 em um foguete de longo alcance que decolou da base de Sohae, que segundo jornal, confirmou a capacidade do país para empreender programas espaciais.

Seul acha que o Norte "poderia estar preparando novas provocações" com a proximidade do dia 16, quando comemora o 75º aniversário do nascimento do antigo líder norte-coreano Kim Jong-il, segundo afirmou hoje o primeiro-ministro e presidente sul-coreano interino, Hwang Kyo-ahn, em declarações divulgadas pela "Yonhap". EFE

co-ahg/phg

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos