Em seu primeiro discurso, Jovenel Moise promete melhorar vida dos haitianos

Porto Príncipe, 7 fev (EFE).- O novo presidente do Haiti, Jovenel Moise, prometeu que durante seu mandato de cinco anos, que iniciou nesta terça-feira, trabalhará para "criar as condições para melhorar a vida de todos os haitianos".

Em seu primeiro discurso após assumir seu cargo em cerimônia realizada no parlamento, Moise, de 48 anos, agradeceu ao governo anterior e a todos os que "contribuíram ao retorno da ordem constitucional".

"Vou precisar de todos, os candidatos, os políticos, os que votaram em mim e os que não votaram para mudar este país, para construir um melhor Haiti para todos", afirmou.

Moise, que ganhou no primeiro turno do pleito de novembro do ano passado depois que as eleições foram adiadas em quatro ocasiões após a anulação dos resultados das de outubro de 2015, disse que, "se mudarmos nossa mentalidade, vamos poder mudar o país", o mais pobre da América.

O novo presidente, que pronunciou seu primeiro discurso nos jardins do Palácio Nacional, que ficou praticamente destruído pelo terremoto de 2010, também declarou que quer criar as condições para que os haitianos no exterior possam voltar a trabalhar em seu país.

Por fim, Moise garantiu estar consciente da grande tarefa que tem pela frente, mas ressaltou que o "povo escolheu paz e ordem sobre a incerteza".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos