Forças governamentais sírias avançam rumo ao último reduto do EI em Aleppo

Beirute, 7 fev (EFE).- As forças governamentais da Síria, apoiadas por unidades de elite do grupo xiita libanês Hezbollah e pela Rússia, tomaram nesta terça-feira o controle de novas áreas em direção à cidade de Al Bab, último reduto do grupo Estado Islâmico (EI) na província setentrional de Aleppo.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que as tropas do presidente sírio, Bashar al Assad, se aproximaram até 3,5 quilômetros de Al Bab, depois que arrebataram dos radicais o controle da cidade de Bira al Bab, situada nas imediações.

Com este progresso, também se abre o caminho das forças governamentais para dirigir-se à cidade de Tadaf, considerada a porta para Al Bab a partir do sul.

Ontem, o Observatório anunciou que o exército e seus aliados tinham imposto um cerco completo sobre Al Bab, o que foi negado pelos rebeldes sírios que operam na região com o apoio de forças da Turquia.

Desde o último dia 17 de janeiro, as forças armadas sírias desenvolvem uma ofensiva nas proximidades de Al Bab, que transcorre em paralelo a outra de facções insurgentes, que estão respaldadas por aviões e carros de combate turcos, nessa área.

Por outro lado, o Observatório destacou que pelo menos nove soldados governamentais sírios morreram hoje durante combates contra o EI na cidade de Deir ez Zor. Nesses enfrentamentos também morreram pelo menos cinco jihadistas.

A ONG acrescentou que os confrontos acontecem na região do cemitério de Deir ez Zor e no distrito de Al Bugailiya, nos arredores.

Em meados do mês passado, o EI iniciou uma ofensiva contra posições das forças governamentais em Deir ez Zor, capital da província homônima.

A organização extremista proclamou no final de junho de 2014 um califado na Síria e no Iraque, onde controla partes do norte e do centro. No mês seguinte, conquistou quase totalmente a província de Deir ez Zor, menos alguns bairros de seu capital e o aeroporto militar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos