Jovenel Moise toma posse como novo presidente do Haiti

Porto Príncipe, 7 fev (EFE).- O empresário Jovenel Moise, de 48 anos, tomou posse nesta terça-feira como presidente do Haiti, cargo que ocupará nos próximos cinco anos, em cerimônia realizada no parlamento do país.

Moise prestou juramento em Porto Príncipe e se transformou no 58º presidente do Haiti, pondo fim ao governo interino de Jocelerme Privert, iniciado em fevereiro de 2016, em meio a uma profunda crise política.

O novo líder haitiano recebeu das mãos do presidente da Assembleia Nacional, Youri Latortue, a faixa presidencial entregue por Privert. Com a mão esquerda sobre a Constituição, Moise jurou "perante a Deus e à nação observar as leis da República".

Após o juramento, Moise deixou o parlamento e se dirigiu ao Museu do Panteão Nacional para fazer uma homenagem aos heróis do país. Mais tarde, ele fará seu primeiro discurso como presidente nos jardins do Palácio Nacional, que ficou praticamente destruído durante o terremoto que abalou o Haiti em 2010.

Participam da cerimônia de posse de Moise o presidente da República Dominicana, Danilo Medina, assim como representantes de 78 delegações internacionais. O subscretário de Assuntos Políticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Thomas Shannon, também foi a Porto Príncipe para acompanhar a cerimônia.

Após a anulação dos resultados do pleito de outubro de 2015, as eleições foram adiadas em quatro ocasiões, sendo realizadas apenas em novembro de 2016. Moise, do Partido Hatiano Tet Kale (PHTK), conquistou a vitória no primeiro turno com 55,6% dos votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos