Parlamento do Reino Unido votará acordo do "Brexit" antes da Eurocâmara

Londres, 7 fev (EFE).- O parlamento britânico votará o acordo final sobre a saída do país da União Europeia (UE) antes de o pacto ser avaliado na Eurocâmara, anunciou hoje o secretário de Estado do Reino para o "Brexit", David Jones.

Jones explicou que o governo da primeira-ministra Theresa May pedirá sinal verde às duas câmaras - dos Comuns e dos Lordes - sobre o acordo de separação, assim como sobre os termos da futura relação com os países do bloco comunitário.

Ao garantir que os deputados poderão aprovar ou vetar o pacto antes dele estar finalizado, o governo espera satisfazer um setor do Partido Conservador, liderado por May, que expressou temor pelas possíveis consequências da saída sobre a economia britânica.

A deputada conservadora Anna Soubry tinha alertado que não teria "outra alternativa" a não ser votar contra os planos do governo de dar início ao "Brexit" no próximo mês se não houvesse a possibilidade de o parlamento avaliar o acordo antes de ele chegar à Eurocâmara.

"Essa é uma enorme e importante concessão nesse processo no qual vamos embarcar", disse o trabalhista Keir Starmer.

A Câmara dos Comuns continua debatendo o projeto de lei que dará ao governo o poder constitucional para ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, a formalidade para dar início ao período de dois anos de negociações sobre as condições da saída do país da UE.

O texto será votado de forma definitiva amanhã na Câmara dos Comuns, seguindo na sequência para a Câmara dos Lordes. Na semana passada, a lei foi aprovada com facilidade em uma primeira votação, com 498 votos favoráveis e 114 contrários.

Na chamada "fase de comitês", que durará até amanhã, os deputados debatem as emendas propostas pela oposição para tentar estabelecer condições para a ativação do "Brexit". No entanto, a Câmara dos Comuns tem grande maioria conservadora e as alterações ao projeto estão sendo rejeitadas uma a uma pelos aliados de May.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos