Rajoy se oferece para ser interlocutor de Trump na Europa e na América Latina

Madri, 7 fev (EFE).- O chefe do governo da Espanha, Mariano Rajoy, declarou nesta terça-feira ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que a Espanha está nas melhores condições para ser interlocutor de seu país na Europa e na América Latina, assim como no norte da África e no Oriente Médio.

Rajoy e Trump conversaram esta noite durante 15 minutos, em seu primeiro contato telefônico desde que o presidente dos Estados Unidos sucedeu Barack Obama no cargo.

Nela, segundo informou o governo espanhol em comunicado, trocaram pontos de vista sobre as relações bilaterais, a segurança e a economia.

Por sua parte, o próprio Rajoy escreveu em sua conta no Twitter que a conversa foi "cordial" e que serviu para "seguir fortalecendo as relações em benefício de nossos povos. Somos países aliados".

Segundo o governo, Rajoy mostrou sua disposição a desenvolver uma boa relação com a nova Administração americana, enquanto Trump se interessou de forma especial pela situação da economia espanhola.

O comunicado não detalha se os dois dirigentes falaram de assuntos concretos como a polêmica provocada pela intenção de Trump de construir um muro na fronteira com o México.

Em relação à União Europeia (UE), comentaram a situação que se abre com a saída do Reino Unido e, perante o interesse de Trump pelo futuro da Europa comunitária, Rajoy lhe transmitiu sua convicção de que nos próximos meses se fortalecerá o processo de integração e que a Espanha trabalhará para isso.

Em matéria de luta contra o terrorismo, os dois constataram que a cooperação de ambos países é muito ampla e Rajoy lembrou que os militares espanhóis estão no Iraque capacitando o exército iraquiano para que possa combater mais eficazmente.

Na conversa, segundo o Executivo, Trump aproveitou para transmitir ao presidente de governo a proximidade e o afeto dos americanos em relação ao povo espanhol.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos