Trump apresentará em breve novidades sobre programas de imigrantes ilegais

Washington, 7 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentará "muito em breve" novidades sobre os programas aprovados pelo ex-presidente Barack Obama para frear a deportação de jovens imigrantes ilegais, indicou nesta terça-feira a Casa Branca.

"Teremos mais novidades sobre esse tema muito em breve", afirmou Sean Spicer, porta-voz presidencial em entrevista coletiva, sem explicar sobre quando e como isso será divulgado.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, o novo presidente prometeu revogar o Programa de Ação Diferida (Daca), que impediu a deportação de 750 mil jovens imigrantes ilegais, conhecidos como "dreamers" (sonhadores).

Apesar de ter suavizado o tom em relação aos "sonhadores", Trump não garante que eles poderão manter seu status legal. No entanto, o republicano mantém o desejo de construir um "grande muro" na fronteira com o México e deportar milhões de imigrantes ilegais.

O programa Daca, decretado por Obama em 2012, permitia que os jovens obtivessem licenças de trabalho e para dirigir, freando a deportação. No entanto, para continuar tendo direito aos benefícios, eles deveriam renovar as permissões a cada dos anos.

Por sua vez, o Programa de Ação Diferida para a Responsabilidade dos Pais (Dapa), também estabelecido por Obama através de medida executiva, protege os pais imigrantes ilegais de jovens americanos ou com visto de residência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos