Trump convida Abe à sua mansão na Flórida para destacar aliança com Japão

Washington, 7 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levará neste fim de semana o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, à sua mansão de Mar-a-Lago na Flórida, após recebê-lo na próxima sexta-feira em Washington, com o objetivo de destacar a estreita aliança entre os dois governos, confirmou nesta terça-feira a Casa Branca.

"Isto é uma mostra da importância que os Estados Unidos dão à relação bilateral e a solidez de nossa aliança, e os profundos laços econômicos entre Estados Unidos e Japão", disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, em sua entrevista coletiva diária.

O governo japonês tinha antecipado horas antes que Abe acompanharia Trump no fim de semana à residência pessoal que o presidente americano tem em Palm Beach (Flórida), conhecida como Mar-a-Lago.

Segundo Tóquio, a visita à mansão de Trump na Flórida está destinada a "aprofundar na relação pessoal e de confiança" entre ambos os chefes de Estado.

Este será o segundo fim de semana consecutivo que Trump passa em seu exclusivo clube de Mar-a-Lago, o qual sua equipe já apelidou de "a Casa Branca de inverno".

Abe foi o primeiro governante do mundo com quem Trump se reuniu após vencer as eleições presidenciais de novembro, em um longo encontro em Nova York após o premiê japonês afirmar ter "grande confiança" no então presidente eleito americano.

Para a reunião de sexta-feira na Casa Branca, espera-se que as discussões se centrem nas relações comerciais bilaterais e no pacto de defesa, entre outros temas, após Trump decidir retirar os EUA do Tratado Transpacífico (TPP) e criticar o alto custo que o desdobramento de tropas no Japão representa para Washington.

Além disso, o presidente americano acusou Tóquio de intervir nos mercados de divisas para desvalorizar o iene, e ameaçou impor tarifas punitivas às empresas automobilísticas japonesas, declarações que causaram incômodo no país asiático.

A visita de Abe aos EUA será de cinco dias, e espera-se que junto a ele viajem o ministro de Finanças, Taro Aso; o ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida; e o de Economia, Comércio e Indústria, Hiroshige Seko.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos