Trump e Rajoy falarão de "compromisso partilhado" na luta contra o EI

Washington, 7 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve conversar nesta terça-feira com o chefe do governo da Espanha, Mariano Rajoy, sobre o "compromisso partilhado" na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), de acordo com a Casa Branca.

Trump e Rajoy vão conversar por telefone a partir das 15h45 (hora local; 18h45 de Brasília) e abordarão esse compromisso, entre outros temas, como a situação atual da relação bilateral, conforme disse em sua entrevista coletiva diária o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

Após falar com Rajoy, segundo a Casa Branca, Trump ligará para o presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan.

Trump e Rajoy tiveram uma conversa telefônica de 20 minutos no dia 12 de dezembro, na qual se comprometeram a manter o nível de confiança na relação bilateral e preservar a relevância dos laços transatlânticos.

Segundo o governo espanhol, nessa conversa Trump expressou a Rajoy seu grande afeto pelo povo espanhol e lembrou sua estadia em Barcelona, cidade a qual qualificou como "magnífica".

Por sua vez, Rajoy expressou a Trump sua visão de que é necessário impulsionar na Espanha e na Europa um crescimento econômico sustentado que permita criar empregos e reduzir a desigualdade social.

Rajoy visitou Nova York em dezembro para presidir uma sessão do Conselho de Segurança da ONU, e na ocasião afirmou que não tinha "nenhuma dúvida" de que, com Trump à frente da presidência dos Estados Unidos, as relações entre os dois países vão ser mantidas ou, inclusive, melhorar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos