Morre em Roma o ex-vice-secretário-geral da ONU, Giorgio Giacomelli

Roma, 8 fev (EFE).- O ex-vice-secretário geral da ONU e ex-diretor da sede das Nações Unidas em Viena, Giorgio Giacomelli, morreu nesta quarta-feira em Roma, informaram à Agência Efe fontes próximas a sua família.

Giacomelli, nascido em Milão em 25 de janeiro de 1930, foi também diretor do Programa de Controle de Drogas (UNDCP) da ONU na capital austríaca e embaixador da Itália na Somália e na Síria, entre outros cargos.

O ministro das Relações Exteriores italiano, Angelino Alfano, emitiu um comunicado de condolências pela morte de Giacomelli, de quem destacou seus "mais de 30 anos de serviço ao Estado".

Giacomelli formou-se em Direito pela Universidade de Pádua e posteriormente estudou na Universidade de Cambridge e no Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra.

Entrou no serviço diplomático italiano em 1956 e desempenhou cargos nas representações de França, Congo, Espanha e a Índia; retornou a Roma e posteriormente foi embaixador em Mogadíscio (1973-1976) e Damasco (1976-1980).

Entre 1985 e 1991 dirigiu a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês) e mais tarde foi nomeado diretor-geral da sede das Nações Unidas em Viena.

Foi vice-secretário-geral da ONU e primeiro diretor do UNCDP entre 1991 e 1997 e, entre outras distinções, recebeu a Legião de Honra francesa e a Ordem ao Mérito da República italiana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos