Nova rodada de negociações para Síria é marcada para 15 e 16 de fevereiro

Astana, 8 fev (EFE).- Uma nova rodada de negociações para fortalecer o cessar-fogo na Síria será realizada em Astana nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, anunciou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão.

Na segunda-feira passada, especialistas de alto nível de Rússia, Irã e Turquia - as três nações fiadoras do atual cessar-fogo na Síria -, junto a delegados da ONU e Jordânia, entraram em acordo sobre quase todos os aspectos relativos à manutenção da cessação do conflito sírio em reunião técnica realizada na capital cazaque.

"Esta reunião, que aconteceu em um ambiente construtivo, demonstrou a relevância da plataforma Astana, criada graças ao apoio e à autoridade do presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, para debater questões de fortalecimento do regime do cessar-fogo na Síria", disse o Ministério.

As reuniões técnicas são realizadas como parte do processo de Astana de negociações entre o governo sírio e os grupos armados de oposição que começaram há duas semanas.

O processo tem por objetivo consolidar um acordo de cessar-fogo que entrou em vigor em 30 de dezembro, assim como o reatamento das negociações de paz de Genebra sob os auspícios da ONU, que estão estagnadas desde abril de 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos