Pentágono procura escritório na Trump Tower para ficar perto do presidente

Washington, 8 fev (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos estuda alugar um escritório na Trump Tower para poder estar perto do presidente Donald Trump durante suas viagens a Nova York, uma medida que pode custar US$ 1,5 milhão aos cofres públicos.

Um porta-voz do Pentágono afirmou nesta quarta-feira à emissora "CNN" que o escritório na Trump Tower, de propriedade do grupo Trump, conglomerado empresarial agora comandado pelos dois filhos mais velhos do presidente, seria usado para "equipamentos e pessoal que dão apoio ao presidente em seu edifício residencial".

O arranha-céu, situado em pleno centro de Manhattan, abriga a residência particular do empresário, local onde ainda vive a primeira-dama, Melania Trump, que não se mudou para a Casa Branca para esperar que o filho do casal encerre o ano letivo escolar.

"O Departamento de Defesa está trabalhando pelos canais apropriados e de acordo com todos os requisitos legais aplicáveis para adquirir um espaço de aluguel na Trump Tower", disse o porta-voz.

O apoio militar no momento em que Trump estiver em Nova York incluiria a disposição imediata da famosa maleta nuclear, com os códigos e o botão vermelho para lançar ogivas em caso de emergência.

Os oficiais têm tradicionalmente que estar perto do presidente o tempo todo para responder crises de forma imediata e para repassar decisões de emergência relativas à segurança nacional.

De acordo com estimativas da "CNN", o aluguel na Trump Tower perto da casa do presidente, que fica nos andares mais luxuosos do edifício, custaria cerca de US$ 1,5 milhão por ano.

O controle da Organização Trump foi transferido pelo presidente aos filhos Eric e Donald Jr. O modelo escolhido por Trump para se desvincular das empresas gerou polêmica porque não liquida sua participação na companhia.

A família Trump mantém seus múltiplos interesses empresariais, enquanto a preferência do presidente pela Trump Tower de Nova York e o clube Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, também de propriedade da companhia, elevou o interesse de turistas e clientes.

O Departamento de Defesa lembrou que, no passado, o Pentágono também teve que alugar escritórios similares perto das residências privadas dos presidentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos