População canadense cresceu 5% de 2011 a 2016 graças à imigração

Toronto (Canadá), 8 fev (EFE).- A população canadense cresceu 5% nos últimos cinco anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo organismo público Estatísticas Canadá (EC), que calculou em 35,1 milhões o número de pessoas que vivem no país.

O EC afirmou que de 2011 a 2016 a população canadense aumentou em 1,7 milhão de pessoas e que cerca de dois terços desse aumento é consequência da imigração.

A taxa de crescimento de 5%, ligeiramente inferior à de 5,9% atingida entre 2006 e 2011, coloca o Canadá à frente do aumento demográfico nos países do G7 (Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Itália, Japão e França, além do próprio Canadá).

Os dados do último censo canadense, completado em 2016, também mostram que 66% da população vive em uma faixa de 100 quilômetros ao norte da fronteira com os Estados Unidos, uma área que representa apenas 4% do território nacional.

Além disso, três de cada cinco canadenses residem nas duas maiores províncias do país, Ontário e Québec. A primeira é a mais populosa do país, com 13,4 milhões de pessoas, 38,3% do total. Já Quebec tem 23,2%, ou seja, 8,1 milhões de pessoas.

O EC constatou ainda que as três províncias ocidentais (Alberta, Manitoba e Saskatchewan) foram as que registraram o maior crescimento da população. Outro dado a destacar é que 35,5% da população canadense (12,5 milhões de pessoas) vive em três cidades: Toronto, Montreal e Vancouver.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos